Gostoso de Ver.png

Técnicas de Necropsia

 em Aves Marinhas 

CONCURSO

FOTOGRÁFICO

TEMA E CATEGORIAS

 

O I Concurso Fotográfico “Gostoso de Ver” contempla o seguinte tema geral: “A sustentabilidade em São Miguel do Gostoso”.

 

Os temas específicos que o participante poderá escolher para se inscrever no concurso estão definidos nas seguintes categorias: (1) Paisagem, (2) Biodiversidade, (3) Ações para Conservação e (4) Cultura.

OBJETIVO

 

Estimular reflexões sobre a relação sociedade-natureza no município de São Miguel do Gostoso/RN, por meio da linguagem fotográfica. Além de evidenciar a biodiversidade existente, as formas de interação da população com o ambiente, especialmente no seu modo de vida.

 

QUEM PODE PARTICIPAR?

 

O concurso é aberto para todas as pessoas maiores de 14 anos, residentes em qualquer lugar do Brasil e que possua Instagram para ser marcado no post. Podem se inscrever profissionais e fotógrafos amadores.

 

INSCRIÇÃO

 

A inscrição é gratuita e o concurso é individual, sendo vetado trabalhos de dupla ou autoria coletiva. Cada participante pode enviar até três fotos, sendo uma por categoria. Cada participante deverá indicar no corpo do e-mail: Nome, Categoria da foto e a Localidade dentro do município de São Miguel do Gostoso (ex. Praia do Maceió).

 

FOTOS

 

As fotos poderão ser coloridas ou em preto e branco e deverão ser enviadas em formato digital. O participante poderá utilizar qualquer câmera fotográfica para realizar seus registros, incluindo câmeras de aparelhos móveis, como telefones celulares.

 

É expressamente proibida qualquer gravura, marca d’água ou afins. Ajustes de contraste, brilhos, saturação, nitidez e outros parâmetros são aceitos. Não serão aceitas fotos retrabalhadas, ou seja, que tenham elementos apagados, a composição original alterada, inserção de elementos, trocas de fundo e imagens fundidas.

 

Efetivada a inscrição, não poderão ser feitas correções ou alterações nas obras. O(s) arquivo(s) digital(is) da(s) fotografia(s) deverá(ão) ser enviado(s) em formato JPEG ou PNG, na melhor resolução possível.

APROVAÇÃO

 

As fotos serão aprovadas pela Comissão do Concurso de acordo com o atendimento dos critérios regulamentados.

 

A falta de informação ou veracidade quanto a qualquer informação constante da ficha de inscrição poderá implicar na automática exclusão do participante do concurso.

 

Até 10 fotografias por categoria serão levadas para votação, totalizando 40 fotos no concurso. Caso alguma(s) categoria(s) ultrapasse o número de 10 fotografias, a Comissão do Concurso definirá as 10 fotos aprovadas para votação.

 

Essa definição ocorrerá considerando até: 20 pontos para criatividade e originalidade, 20 pontos para qualidade artística, 30 pontos composição fotográfica e 30 pontos para relevância e qualidade em relação ao valor socioambiental expresso na fotografia. Em caso de empate, o primeiro critério de desempate é a pontuação obtida em Relevância e qualidade em relação ao valor socioambiental expresso na fotografia”, seguido de “Composição fotográfica”, “Qualidade artística” e “Criatividade e originalidade”.

CERTAME

 

As fotos aprovadas pela Comissão do Concurso, considerando todos os critérios prescritos, serão postadas no feed do Instagram do CEMAM no dia 11 DE OUTUBRO DE 2021, às 18h, e o prazo de votação se encerra no dia 18 de OUTUBRO de 2021, às 17h30, horário de Brasília.

A votação ocorrerá por meio de curtidas. As fotos mais curtidas de suas respectivas categorias ao final do prazo de votação serão consideradas as vencedoras. Em caso de empate, as fotos empatadas serão consideradas as vencedoras.

COMO E QUANDO ENVIAR

 

Você pode enviar a(s) foto(s) para o e-mail GOSTOSODEVER@CEMAM.ORG a partir do dias 30 de SETEMBRO até às 23:59 do 8 de OUTUBRO de 2021. Serão aceitos apenas os trabalhos entregues dentro do prazo e das normas de apresentação descritos.

PREMIAÇÃO

 

Os prêmios serão únicos para cada vencedor. Os vencedores das categorias Paisagem e Biodiversidade receberão, individualmente: 1 par de sandálias albatroz-de-sobrancelha e 1 toalha baleia-jubarte. Os vencedores das categorias Ações para Conservação e Cultura receberão, individualmente: 1 par de sandálias albatroz-de-sobrancelha, 1 camisa com estampa da fauna marinha e 1 chaveiro artesanal em crochê. Em caso de empates, os vencedores empatados receberão individualmente os prêmios citados.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

A Comissão do Concurso é composta pelos membros do Núcleo de Divulgação, Educação e Criação do CEMAM e PCCB-UERN atuantes nas ações de educação ambiental e produção de mídias desenvolvidas para o “Projeto Gostoso”.

 

O participante do I Concurso Fotográfico “Gostoso de Ver” a partir da inscrição no concurso autoriza o uso de suas fotos na Internet, vídeos, folders, apresentações, cartazes, jornais, entre outros meios de comunicação, inclusive como forma de divulgação do evento e nas atividades e serviços realizados pelo CEMAM e PCCB-UERN, sem qualquer ônus para as instituições.

 

A Comissão não recomenda a inscrição de fotografias que exponham o rosto de outras pessoas, que não seja do próprio participante, sem que seja preenchida autorização de uso de imagem e entregue no ato de inscrição.

 

O CEMAM não se responsabiliza pelo uso de imagem das pessoas fotografadas, cabendo exclusivamente ao autor da fotografia obter as autorizações necessárias, bem como responder pelas implicações legais em caso de questionamentos judiciais ou extrajudiciais.

 

Todo participante deste concurso declara, com o ato de sua inscrição, conhecer e concordar plenamente com este Regulamento.

 

Os casos omissos a este regulamento serão resolvidos pela Comissão do Concurso.