top of page

Exposição do
MUSEU DE
CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS
-ufrn

Logo Museu Branca.png
13701219_1054185754651510_88306902614397

A AÇÃO

Mês do Meio Ambiente 2021

     Dia 5 de junho foi instituído pela Organização das Nações Unidas  (ONU) o Dia Mundial do Meio Ambiente. Esse dia é comemorado por várias instituições no mundo, de forma a divulgar a importância da preservação da natureza e de sua biodiversidade.  

     Todos os anos, o Museu de Ciências Morfológicas Prof. Hiran Diogo Fernandes da UFRN (MCM) desenvolve diferentes ações de sensibilização ambiental e, esse ano, traz atividades em parceria com o  Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental  (CEMAM) através do projeto de extensão universitária “Museu em Casa”.

     O lançamento da exposição virtual "Sala do Mar" ocorreu no dia 8 de junho de 2021, dia mundial dos oceanos, aqui no site do CEMAM, fruto da cooperação interinstitucional entre o MCM da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o CEMAM. A classificação indicativa da exposição é Livre.

Origem e Atuação do Museu de Ciências Morfológicas Prof. Hiran Diogo Fernandes

     O MCM surgiu como resultado de um projeto institucional de revitalização dos museus do Centro de Biociências (CB) da UFRN. O CB possuía três espaços de museus, sendo estes o Museu de Anatomia Humana "Prof. Hiran Diogo Fernandes", o Museu de  Anatomia Comparada, o Museu do Mar "Onofre Lopes", e contava ainda com uma grande “Coleção de Invertebrados do Professor Adalberto Varela”.  

     Esse amplo projeto culminou na inauguração do prédio do MCM em 19 de outubro de 2009 no Campus Central da UFRN, consolidando um espaço de ensino não-formal de ciências que atende uma média de 7000 visitantes por ano, especialmente estudantes. O prédio possui três salas para exposições permanentes, aproximadamente 519m²: Sala Anatomia Humana, Sala de  Anatomia Comparada e Sala do Mar. Conta ainda com uma sala para exposições temporárias, além de abrigar as Coleções Científicas de animais e herbário da UFRN.

     Atualmente o MCM é coordenado pela Dra. Simone Almeida Gavilan, professora do Departamento de Morfologia da UFRN (DMOR) e conta com a vice coordenação da Dra. Christina da Silva Camillo, também professora do mesmo departamento.

MCM.jpg

A
HIS
TÓRIA

20210525_113735_edited.jpg

A
EXPO
SIÇÃO

A Sala do Mar no Virtual

     A Sala do Mar é uma das salas de exposição permanente do MCM. Nela é possível verificar um pouco da diversidade do mundo marinho. Através das peças de diferentes grupos de animais, questões como impactos humanos, evolução dos organismos, estratégias de vida na água e anatomia comparada são discutidas junto aos visitantes de todas as idades que vão ao espaço. A sala foi adaptada para o virtual por meio de vídeos com visitas guiadas pelos próprios monitores do Museu, destacando as principais peças da exposição.

SALA DO MAR

VIRTUAL

Como Visitar a Sala do Mar

     A Sala do Mar Virtual conta com 6 expositores especialmente preparados para que você possa conhecer as principais peças da exposição física. Eles são:
 

1. Expositor Peixes Cartilaginosos

2. Expositor Tartarugas Marinhas

3. Expositor Mamíferos Marinhos
4. Expositor Aves Marinhas

5. Expositor Ambiente Recifal e Bentônico

6. Expositor Peixes Ósseos

     Você pode visitar cada um deles de três maneiras:

1. Clicando nos olhos na imagem panorâmica da Sala;

2. Clicando sobre os ícones no croqui da Sala;

3. Clicando no nome do expositor aqui nas instruções.

 

     Você será encaminhado para uma janela contendo o vídeo do expositor selecionado, e aí é só aproveitar e compartilhar com todo mundo! 

     Acesse também as redes sociais do MCM:

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram

Todas as imagens desta página (cemam.org/mcmvirtual) foram cedidas e autorizadas para o uso nesta exposição pelo Museu de Ciências Morfológicas Prof. Hiran Diogo Fernandes da UFRN, e todos os direitos são reservados ao Museu.

bottom of page