Técnicas de Necropsia
em Aves Marinhas
nossa missão
A Educação para a Sustentabilidade é um dos pilares das ações do CEMAM. Atividades de educação ambiental de caráter não-formal tanto em espaços formais quanto em espaços não-formais de educação são desenvolvidas para para crianças, jovens e adultos em comunidades litorâneas.
Nessas atividades, o público é sensibilizado quanto às questões socioambientais decorrentes da degradação dos ecossistemas marinhos e costeiros, com base no princípio da conservação da fauna marinha e em defesa do meio ambiente sadio para as presentes e futuras gerações.
​
objetivos​
O projeto visa contribuir com a sensibilização e conscientização de comunidades litorâneas dos municípios do Rio Grande do Norte, sobre a importância da conservação da megafauna marinha e os impactos sofridos em decorrência de atividades antrópicas.
​
​
FAZER O BEM É A NOSSA PRAIA!
​
​
infraestrutura​
Nossa infraestrutura itinerante é pensada para atender os diversos públicos e localidades com ações educativas variadas e apropriadas ao objetivo. Ela é transportada para a realização das ações educativas e considera a praticidade necessária à etapa de montagem e desmontagem.
Ações realizadas
Ação praia LIMPA
A ação de limpeza mobiliza a comunidade ao permitir a reflexão sobre a cadeia de produção, consumo e geração de resíduos por meio de dinâmicas, seguido da prática de limpeza comunitária.
EXPOSIÇÃO CIENTÍFICA
A exposição científica consiste na explanação sobre a diversidade da fauna marinha, contendo animais taxidermizados e peças morfológicas, conservados em álcool e sob osteotécnicas.
PALESTRAS
As palestras são executadas de forma participativa com objetivo de caracterizar os grupos de megafauna marinha, informar sobre ameaças de origem antrópica e relatar vivências profissionais.
teatro de fantoches
O teatro de fantoches consiste numa ação voltada à educação infantil, oportunizando de forma lúdica, a reflexão sobre problemáticas socioambientais e o papel da sociedade para mitigação.
observação de avifauna marinha
A atividade de observação de aves é realizada em praças, trilhas ou embarcações, a qual permite que os participantes observem o comporta-mento das aves marinhas e sua relação com o ambiente e valorizem a importância ambiental, social, artística, cultural e turística do local.
oficinas
As oficinas são atividades práticas enriquecedoras, realizadas em conjunto com a comunidade, permitindo a construção de novos conhecimentos por meio dos saberes tradicionais e do conhecimento científico. Elas abordam procedimentos emergenciais no atendimento a megafauna marinha encalhada e a importância da manutenção do equilíbrio ecológico para a cadeia alimentar e a atividade pesqueira.
ÓCULOS DE REALIDADE VIRTUAL
Os óculos de Realidade Virtual permitem que o público experimente simular o contato mais próximo com a fauna marinha em ambiente natural, despertando a sensibilidade por meio da interação proporcionada pela tecnologia.
jogos interativos
A equipe do projeto Parceiros do Mar elabora e executa diversos jogos interativos.
Nada melhor que aprender brincando!
parceiros EM NÚMEROS
+20 mil
PESSOAS
IMPACTADAS
NAS REDES DE ENSINO E EVENTOS
LOCALIDADES
+50
INSTITUIÇÕES
LOCAIS PARTICIPANTES
+30
AÇÕES DE DIVULGAÇÃO EM MÍDIAS SOCIAIS, RÁDIO, TV E STREAMING
inovação
ao olhar para as questões ambientais na perspectiva dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pelas Nações Unidas (ONU).
inclusão
social ao incentivar a igualdade de gênero e acessibilidade nas intersecções de idade, deficiência, territorialidade e cultura, especialmente nas produções audiovisuais temáticas, legendadas e com textos alternativos para descrição de imagens.
visibilidade
institucional, temática e comunitária em diferentes escalas, desde a local através das comunidades até a global pelos canais de comunicação.
A Fundação ENGIE apoiou as ações do Projeto no município de Areia Branca, localizado no litoral setentrional do Rio Grande do Norte, entre os anos de 2022 e 2024.
​
Apoie esta iniciativa e deixe sua marca no desenvolvimento sustentável, clique aqui!
QUER SABER MAIS?