top of page

Junte-se a nós!
PARTICIPE

Bolsas

O CEMAM conta com processos seletivos de bolsas para graduados e graduandos sob demanda de acordo com seus projetos.

No momento não há nenhum processo seletivo com prazo de inscrição aberto.

Técnicas de Necropsia

 em Aves Marinhas 

Voluntariado e Estágios

Saiba todos os requisitos e como se candidatar a uma oportunidade de trabalho voluntário ou estágio no CEMAM!

​

WhatsApp Image 2019-12-24 at 12.45.53 (1).jpeg

O Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (CEMAM), em parceria com o Projeto Cetáceos da Costa Branca - UERN, oferece o programa de trabalho voluntário para estudantes e profissionais das áreas de Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Ecologia e cursos afins. Caso você seja estudante e queira cumprir o seu estágio curricular obrigatório no CEMAM, você poderá tornar seu período de trabalho voluntário em estágio (apenas na localidade de Areia Branca).

​

O programa tem como objetivo capacitar os estudantes e profissionais dentro das atividades desenvolvidas, especialmente no resgate e reabilitação de animais marinhos, assim como introduzi-los à pesquisa e atividades de sensibilização e educação ambiental envolvendo a megafauna marinha do RN.

​

LOCALIDADES

​

O voluntariado ofertado em parceria com o PCCB-UERN ocorre em Natal/RN na Base de Estabilização e Gestão Administrativa do Projeto e em Areia Branca/RN no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) do PCCB. Dessa forma, as atividades desenvolvidas possuem características individuais em cada localidade.

​

Natal/RN: o voluntariado tem duração média de seis meses e é executado no litoral oriental do Rio Grande do Norte. É enfocado em monitoramento, resgate, necropsias, sensibilização e educação ambiental, comunicação, pesquisa e atividades administrativas. Essa localidade é recomendada apenas para profissionais e estudantes que residem em Natal/RN e região metropolitana, uma vez que as atividades desenvolvidas acontecem sob demanda, não possuindo rotina fixa.

​

Areia Branca/RN: voluntariado imersivo, com dedicação média de 40 horas semanais e duração de 30 dias, enfocado em reabilitação e manejo de megafauna marinha, manutenção de recintos, necropsias, comunicação, sensibilização e educação ambiental. Voluntários/estagiários no CRAS de Areia Branca recebem alojamento no próprio Centro. Essa localidade é recomendada para profissionais e estudantes de todo o país, uma vez que a participação é limitada a um total de 30 dias com rotina diária na reabilitação de animais marinhos. Os estágios curriculares obrigatórios poderão ser desenvolvidos exclusivamente em Areia Branca com a mesma carga horária e duração.

​

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS


As atividades serão realizadas por demandas programadas ou espontâneas, em locais externos (praias, escolas, eventos) ou internos (base, laboratório, escritório), sendo as principais:

1.   Participação em processos de resgate, estabilização e reabilitação de animais marinhos encalhados no litoral oriental do Rio Grande do Norte;
2.   Assistência em necropsias ou análises de carcaça de fauna marinha (aves, tartarugas marinhas, cetáceos e peixe-boi marinho) para determinação da possível causa do encalhe ou morte;
3.   Assistência em trabalhos de escritório (compilação de dados e elaboração de relatórios);
4.   Participação e assistência na divulgação do trabalho de resgate da megafauna marinha nas comunidades costeiras;
5.  Participação e assistência nos projetos de conservação, sensibilização e educação ambiental com as comunidades costeiras;
6. Participação em reuniões de caráter científico, incluindo discussão e apresentação de artigos científicos/capítulos de livro.

​

REQUISITOS

​

  • Estar cursando o ensino superior, a partir do quarto período, em Ciências Biológicas, Medicina Veterinária ou áreas afins (para voluntariado ou estágio), ou ser profissional formado nessas áreas (apenas para voluntariado);

  • Disposição para trabalho envolvendo esforço físico;

  • Disponibilidade de participação durante todo o período para o qual foi selecionado;

  • Ter facilidade para trabalhar em equipe;

  • Ser comunicativo e ter capacidade de interação com público, respeitando os costumes e crenças populares e individuais, mas sempre usando o conhecimento científico como direcionamento;

  • Ser criativo e proativo;

  • Estar com esquema vacinal contra COVID-19 completo;

  • Em caso de estágio obrigatório a instituição de ensino superior (IES) deve estar conveniada ao CEMAM, caso seja uma exigência da própria IES (o convênio é realizado pela própria IES, informe-se junto a coordenação do seu curso para mais informações). ATENÇÃO, o CEMAM não exige convênio caso a sua IES não necessite.

  • Em caso de voluntariado na localidade de Natal/RN, ter disponibilidade de tempo nos finais de semana e de pelo menos 20 horas mensais, mediante escala previamente organizada;

​

SELEÇÃO

 

Somente serão aceitas candidaturas feitas através do site do CEMAM, por meio do preenchimento do formulário acessível pelo botão "inscrições abertas", o qual estará disponível apenas durante o período de seleção.

​

O processo se dá em duas etapas: a primeira a partir de análise de currículo e carta de interesse, e a última por meio de entrevista (presencial ou virtual). As duas etapas são eliminatórias e classificatórias.   

​

LOCALIDADE DE AREIA BRANCA/RN

​

O processo seletivo para o voluntariado ou estágio no CRAS de Areia Branca/RN ocorrerá trimestralmente, com inscrições sendo recebidas dois mêses antes dos três meses seguintes pretendidos. Por exemplo, quem deseja estagiar no mês de janeiro, fevereiro ou março, deve realizar a inscrição em novembro. Dessa forma, teremos seleções em:

FEVEREIRO - Para participação em abril, maio e junho;

MAIO - Para participação em julho, agosto e setembro;

AGOSTO - Para participação em outubro, novembro e dezembro;

NOVEMBRO - Para participação em janeiro, fevereiro e março.

 

LOCALIDADE DE NATAL/RN

​

O processo seletivo de voluntários para atuação na base de Natal/RN ocorre semestralmente,  com duração de seis meses. Dessa forma, teremos seleções em:

NOVEMBRO - Para participação no primeiro semestre;

MAIO - Para participação no segundo semestre;

 

OUTRAS DISPOSIÇÕES

​

O projeto disponibiliza aos voluntários os uniformes, EPIs e transporte a partir das bases para as atividades externas. Todos os voluntários selecionados deverão ter um seguro de vida por conta própria pelo tempo que estiver no programa. Assim como, assinarão um termo de adesão e de responsabilidade e conhecimento de risco do participante, o qual será fornecido pelo próprio CEMAM.

​

Dúvidas?

Entre em contato conosco através do e-mail voluntariado@cemam.org ou estagio@cemam.org

​

​

image_1560259728731 (2).jpg

Perguntas Frequentes

Dúvidas sobre como participar do voluntariado ou realizar seu estágio? Algumas das principais questões já estão respondidas aqui. Qualquer outra dúvida escreva para os e-mails disponibilizados ao final do tópico anterior.

Recém formado pode realizar estágio em Areia Branca/RN?

Segundo a lei nº 11.788/2008 que regulamenta os estágios no Brasil, apenas educandos que estejam frequentando o ensino regular podem realizar estágio. Além disso, o CEMAM recebe no CRAS de Areia Branca apenas estagiários que estejam cumprindo o estágio curricular obrigatório, estando extinta a modalidade de estágio voluntário não obrigatório.

​

Minha instituição de ensino possui convênio com o CEMAM? Como faço para estabelecer o convênio e realizar meu estágio curricular obrigatório?

Cada Instituição de Ensino Superior (IES) possui regimentos próprios para condução dos estágios curriculares dos seus estudantes. Em geral as instituições emitem documentos para o estagiário, assim como para celebração de convênio com as unidades concedentes de estágio. Contudo, muitas instituições vem adotando processos de convênio simplificado, ou mesmo suspendendo essa necessidade. Para saber se sua instituição já possui o CEMAM listado como unidade concedente, ou mesmo se ela exige que exista convênio para realização de estágio, você deve consultar diretamente a coordenação do seu curso. Em caso de necessidade, sua coordenação informará as instruções para que o convênio seja realizado.

 

Novos convênios devem ser estabelecidos com antecedência em relação ao período solicitado de estágio. Recomenda-se que novos processos se incidem pelo menos um mês e meio antes das seleções periódicas do CEMAM. Estudantes que durante a inscrição no processo seletivo do CEMAM optem por estágio obrigatório, suas IES exijam convênio, e não possuam ou não tenham iniciado o processo de estabelecimento de convênio, serão automaticamente eliminados. O e-mail para o primeiro contato com o CEMAM para realização de novo convênio é estagio@cemam.org.

​

O estágio no CEMAM é remunerado?

Os estágios curriculares obrigatórios realizados em Areia Branca/RN não possuem remuneração. Contudo, o participante receberá alojamento durante todo o período de estágio, assim como o almoço nos dias de trabalho.

​

A logística de chegada e saída do voluntário/estagiário em Areia Branca/RN é custeada pelo CEMAM?

Toda a logística para chegada em Areia Branca deve ser providenciada e custeada pelo próprio participante. O CEMAM junto a equipe do CRAS do PCCB-UERN garantem apenas translado entre a rodoviária ou aeroporto de Mossoró/RN e as instalações do CRAS, caso seja necessário, e apenas durante horário comercial (08:00-17:00). 

​

Me inscrevi em um dos processos e não fui selecionado, posso me inscrever novamente?

Sim. Infelizmente o nosso número de vagas é muito reduzido para que se mantenha uma experiência de alta qualidade para cada participante. Em virtude disso, muitas pessoas que agregariam bastante ao CEMAM e PCCB-UERN precisam ser eliminadas em alguns processos. Se esse foi seu caso, não desanime e se inscreva novamente, se sua disponibilidade permitir. Especialmente em Areia Branca/RN, o CEMAM mantem estágios e voluntariados em curtos períodos de tempo para aumentar a rotatividade e permitir que mais pessoas possam vivenciar o CRAS.

​

bottom of page