Junte-se a nós!
PARTICIPE

Técnicas de Necropsia

 em Aves Marinhas 

Estágios

Saiba todos os requisitos e como se candidatar a uma oportunidade de estágio no CEMAM!

WhatsApp Image 2019-12-24 at 12.45.53 (1).jpeg

O Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (CEMAM), em parceria com o Projeto Cetáceos da Costa Branca - UERN, oferece o programa de estágio voluntário não obrigatório (extracurricular) ou obrigatório (curricular) para estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, Medicina Veterinária e áreas afins.

O programa tem como objetivo capacitar os estudantes dentro das atividades desenvolvidas, especialmente em resgate reabilitação da megafauna marinha do RN, além do envolvimento em práticas de pesquisa, sensibilização e educação ambiental.

 

LOCAÇÕES

Os estágios ofertados em parceria com o PCCB-UERN ocorrem em Natal/RN na Base de Estabilização e Gestão Administrativa do Projeto e em Areia Branca/RN no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) do PCCB. Dessa forma os estágios possuem características individuais em cada localidade.

Natal/RN: Estágio com carga horária definida no plano de atividade ao início do estágio, enfocado em monitoramento, resgate, necropsias, sensibilização e educação ambiental, comunicação, pesquisa e atividades administrativas.

Areia Branca/RN: Estágio imersivo, com dedicação média de 40 horas semanais e duração de 30 dias, enfocado em reabilitação e manejo de megafauna marinha, manutenção de recintos, necropsias, comunicação, sensibilização e educação ambiental. Estagiários no CRAS de Areia Branca recebem alojamento no próprio Centro. 

REQUISITOS

  • Estar cursando o ensino superior, a partir do quarto período, em Ciências Biológicas, Medicina Veterinária ou áreas afins;

  • Disposição para trabalho envolvendo esforço físico;

  • Ter facilidade para trabalhar em equipe;

  • Ser comunicativo e ter capacidade de interação com público, respeitando os costumes e crenças populares e individuais, mas sempre usando o conhecimento científico como direcionamento;

  • Ser criativo e proativo;

  • Estar com esquema vacinal contra COVID-19 completo;

  • Em caso de estágio obrigatório a instituição de ensino deve estar conveniada ao CEMAM (o convênio é realizado pela própria instituição de ensino, informe-se junto a coordenação do seu curso para mais informações).

SELEÇÃO

O processo seletivo para estágios ocorrerá trimestralmente, com inscrições sendo recebidas durante a primeira semana do mês anterior aos três meses seguintes pretendidos. Por exemplo, quem deseja estagiar no mês de janeiro, fevereiro ou março, deve realizar a seleção na primeira semana de dezembro. Dessa forma, teremos seleções em:

MARÇO - Para estágios em abril, maio e junho (ABERTA);

JUNHO - Para estágios em julho, agosto e setembro;

SETEMBRO - Para estágios em outubro, novembro e dezembro;

DEZEMBRO - Para estágios em janeiro, fevereiro e março.

 

Somente serão aceitas candidaturas feitas através do site do CEMAM, por meio do preenchimento do formulário acessível pelo botão "inscrições abertas", o qual estará disponível apenas durante o período de seleção.

O processo se dá em duas etapas: a primeira a partir de análise de currículo e carta de interesse, e a última por meio de entrevista (presencial ou virtual). As duas etapas são eliminatórias e classificatórias.   

Dúvidas?

Entre em contato conosco através do e-mail estagio@cemam.org

image_1560259728731 (2).jpg

Voluntariado

Saiba como trabalhar voluntariamente nas atividades desempenhadas pelo CEMAM!

O CEMAM, em parceria com o PCCB-UERN, oferece o Programa de Voluntários para estudantes e profissionais formados nos cursos de Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Ecologia e áreas afins. O voluntariado tem duração média de um ano, e é executado no litoral oriental do Rio Grande do Norte.


O programa tem como objetivo capacitar os estudantes dentro das atividades desenvolvidas, assim como introduzi-los à pesquisa e atividades de sensibilização e educação ambiental, envolvendo a megafauna marinha do RN.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS


As atividades serão realizadas por demandas programadas ou espontâneas, em locais externos (praias, escolas, eventos) ou internos (base, laboratório, escritório), sendo as principais:

1.   Participação em processos de resgate e estabilização de animais marinhos encalhados no litoral oriental do Rio Grande do Norte;
2.   Assistência em necropsias ou análises de carcaça de fauna marinha (aves, tartarugas marinhas, cetáceos e peixe-boi marinho) para determinação da possível causa do encalhe ou morte;
3.   Assistência em trabalhos de escritório (compilação de dados e elaboração de relatórios);
4.   Participação e assistência na divulgação do trabalho de resgate da megafauna marinha nas comunidades costeiras;
5.  Participação e assistência nos projetos de conservação, sensibilização e educação ambiental com as comunidades costeiras;
6. Participação em reuniões de caráter científico, incluindo discussão e apresentação de artigos científicos/capítulos de livro.

PRÉ-REQUISITOS

  • Ter formação ou estar cursando o ensino superior, a partir do quarto período, em Ciências Biológicas, Medicina Veterinária ou Ecologia;

  • Disponibilidade de participação durante todo o ano a partir da data de seleção;

  • Ter disponibilidade de tempo nos finais de semana e de pelo menos 20 horas mensais, mediante escala previamente organizada;

  • Disposição para trabalho laboratorial e de campo, envolvendo esforço físico;

  • Ter facilidade para trabalhar em equipe;

  • Ser comunicativo e ter capacidade de interação com público, respeitando os costumes e crenças populares e individuais, mas sempre usando o conhecimento científico como direcionamento;

  • Ser criativo e proativo;

  • Estar com esquema vacinal contra COVID-19 completo.

 

SELEÇÃO


O processo seletivo de voluntários ocorre anualmente, no mês de março,  com o programa durando até dezembro. Consiste de duas etapas: análise de currículo e carta de interesse e a última uma entrevista (presencial ou virtual). As duas etapas são eliminatórias e classificatórias.  

OUTRAS DISPOSIÇÕES

O projeto disponibiliza aos voluntários os uniformes, EPIs e transporte a partir da base Natal para as atividades externas. Todos os voluntários selecionados deverão ter um seguro de vida por conta própria pelo tempo que estiver no programa. Assim como, assinarão um termo de responsabilidade e conhecimento de risco do participante, o qual será fornecido pelo próprio CEMAM.

Dúvidas?

Entre em contato conosco através do e-mail voluntariado@cemam.org

INSCRIÇÕES FECHADAS